(31) 3087-5064
atendimento@valentimuniformes.com.br

Como lavar o uniforme

Muito cuidado ao cortar as etiquetas das roupas, elas possuem algumas instruções importantíssimas que auxiliam no processo de lavagem, e esse é um fator que contribui muito para durabilidade das peças.

decifrando-etiquetas-de-roupas

No caso dos uniformes de tecidos 100% Algodão (como os uniformes operacionais, onde o Brim é o tecido indicado para fabricação desse tipo de produto) vamos te ajudar a “decifrar” os códigos de lavagem…

 40º

  • esse símbolo indica a temperatura máxima que a água deve atingir durante processo de lavagem, nesse caso 40ºC, a lavagem pode ser feita a mão ou na máquina de lavar.

não alvejar

  • Não alvejar.  Os alvejantes são produtos com ação branqueadora a base de água oxigenada e/ou cloro, inimigo número 1 das peças 100% algodão.

images

  • Secagem em tambor (secadoras de roupas). A peça pode ser secada na maquina porém com temperatura baixa até 50ºC (o indicador é o “1 pontinho” no centro da imagem). Algumas empresas que tem lavanderias próprias enfrentam o problema do encolhimento durante a secagem dos uniformes, isso também é devido as altas temperaturas no momento da secagem.

passar

  • Ferro de passar. Os três pontinhos dentro ferro indica que a temperatura máxima indicada é de 200ºC.

não lavar a seco

  • Não lavar a seco. Na lavagem a seco, que de seco não tem nada, ao invés da a água são usado solventes, o Brim é um tecido composto de fibras naturais, o algodão, muito sensível a esse tipo produto químico.

Atenção também a marca do sabão em pó, quanto mais eficiente na remoção de manchas mais agressivo as fibras do tecido, logo a durabilidade da peça ficará cada vez mais comprometida.

Para maior durabilidade orientamos que os funcionários tenham mais de 2 pares de uniformes.  Dessa forma a rotatividade de uso é maior, o que evita o desgaste excessivo das peças e aumenta a vida útil do uniforme, o que parece um gasto maior para as empresas a curto prazo acaba virando uma economia a longo prazo.

Listamos os componentes de lavagem indicados para peças de algodão, na imagem a seguir (clique para ampliá-la) você encontrará outras orientações que são encontradas em etiquetas que acompanham outros tipos de tecidos.

Simbolos 001