(31) 3087-5064
atendimento@valentimuniformes.com.br

Cristo Redentor – Clássicos da Construção Civil

Considerado o maior símbolo da América Latina, o Cristo Redentor possui 38 metros de altura, sendo 8 no pedestal e 30 na estátua, esta a 709 metros acima do nível do mar sendo a segunda maior escultura de Cristo no mundo (a primeira é a estátua de Cristo Rei na Polônia).

fotos-do-cristo-redentor-9

Em 1859 o Padre Pedro Maria Boss sugeriu a Princesa Isabel à construção de um monumento religioso. Quando se iniciavam os preparativos para as comemorações do centenário da Independência do Brasil em 1921 retomou-se a ideia.

Entre os possíveis lugares para a construção estavam o Corcovado, o Pão de Açúcar e o Morro de Santo Antônio. Optou-se então pelo Corcovado, pela ótima localização, sendo possível a sua visualização de várias pontos da cidade do Rio de Janeiro. Em 1922, um abaixo-assinado com mais de 20 mil nomes solicitou ao presidente Epitácio Pessoa que a estátua fosse erguida. O presidente então doou o topo do Morro do Corcovado para a construção do monumento.

 0024

Ao contrário do que muitos pensam o Cristo não foi construído com doações da França, e muito menos foi um presente do governo francês para o Brasil.

Em setembro de 1923, começava uma campanha nacional para arrecadação de fundos para a obra. A sociedade em geral se mobilizou. Venderam rifas, fizeram festas, escoteiros pediam dinheiro nas portas das casas e até as tribos dos Bororós do estado do Mato Grosso contribuíram.  A campanha durou cerca de 10 anos e angariou o equivalente hoje a cerca de 9 milhões de reais.

A obra teve inicio em 1926, dentre as pessoas que colaboraram para a realização, podem ser citados o engenheiro Heitor da Silva Costa (autor do projeto), o artista plástico Carlos Oswald (autor do desenho final do monumento) e o escultor francês de origem polonesa  Paul Landoswski (executor dos braços e do rosto da escultura).

52127248_4c36f59d86_m

O projeto para elaboração do monumento durou 5 anos e a construção outros 5, não há registros  da quantidade de operários que trabalharam nas obras do Cristo Redentor durante o período de construção do monumento.

1921 rio antigo

Apesar da altura e dos ventos fortes, não houve nenhum acidente grave durante a construção, quase um milagre, já que os empregados ficavam pendurados em andaimes sem qualquer segurança.

Construção_do_Cristo_Redentor,_c._1906

O Cristo foi feito de concreto sobre uma tela de aço colocada sobre o molde original de gesso, pedaço por pedaço. Na argamassa usaram areia, açúcar e óleo de baleia. Para revesti-lo, donas de casa voluntárias cortaram triângulos de três centímetros de tecido, sobre os quais foram colados pedaços de pedra-sabão, material resistente a intempéries.

CRISTO/REFORMA

De envergadura, possui o Cristo 29,60 metros sendo que o braço esquerdo é imperceptivelmente menor 40 centímetros, para dar maior estabilidade à imagem. A cabeça de Cristo está inclinada 33 centímetros para frente e sua coroa serve como para-raios.

zzzzzzzzz            images (1)

O então chefe do governo provisório, Getúlio Vargas comandou a inauguração em 12 de outubro de 1931.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristo_Redentorhttp://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/construcao-cristo-redentor-434890.shtml