(31) 3087-5064
atendimento@valentimuniformes.com.br

Torre Eiffel – Clássicos da construção civil

O governo da França lançou um concurso entre os designers arquitetônicos em busca de um projeto para a construção de um monumento temporário para comemoração do centenário da revolução francesa. Entre mais de 100 designers o projeto escolhido foi o do engenheiro Gustave Eiffel, uma torre metálica (composta por treliças de ferro) que se seria a estrutura mais alta já construída no mundo, que viera a se chamar Torre Eiffel, em homenagem ao seu projetista.

torreeiffel1

Sua construção começou em 18 de julho de 1887 e contou com cerca de 150 a 300 operários coordenados por diversos engenheiros. Esse período durou 2 anos, 2 meses e 5 dias sendo o monumento inaugurado em 31 de Março de 1889, um verdadeiro recorde para época.

sondagem da torre      100416266661647606_qpcxsgxk_f

Foram utilizados 18.000 peças metálicas unidas por 2,5 milhões de rebites, com um peso total de mais de 10 mil toneladas.

torreeiffel_090623_01

72 nomes estão gravados na torre como uma homenagem de Gustave Eiffel aos matemáticos, físicos, engenheiros, militares e políticos franceses, que contribuíram ao logo de todo o processo de construção.

Em 1909, a Torre Eiffel quase foi demolida, já que foi construída para ser um monumento temporário, mas o seu valor como uma antena de transmissão de radio a salvou. Seus últimos 20 metros corresponde a uma antena que foi adicionada posteriormente ao projeto.

Com seus 324 metros de altura foi o monumento mais alto do mundo por 40 anos, até que em 1930 foi erguido o Empire State Building em Nova York (http://valentimuniformes.com.br/classicos-da-construcao-civil/).

A Torre Eiffel ainda é o maior edifício de Paris e o monumento pago mais visitado no mundo, com cerca de 7 milhões de visitantes circulando anualmente entre seus três níveis.

Uma curiosidade… quando a Torre Eiffel foi concluída, havia apenas um caminho para chegar ao topo, por uma enorme escada em espiral que ligava a plataforma mais alta ao topo da Torre.

09033004_blog.uncovering.org_eiffel           Eiffel-Tower-Staircase

A Torre Eiffel é hoje considerada uma obra-prima da engenharia civil e do design arquitetônico.

  TOUR EIFFEL, PARIS, FRANCE    torre-eifel

Quando falamos em França, não podemos deixar de lembrar que os uniformes da Valentim Uniformes foram da terra do Uai para terra do Oui! (http://valentimuniformes.com.br/operacao-franca/)

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_eiffel – http://www.tour-eiffel.fr/ – http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-foi-construida-a-torre-eiffel